Os 10 conselhos incontornáveis para correr com tempo quente


Para todos os corredores, o verão é a estação preferida para começar ou progredir na corrida. Qualquer que seja a experiência e a preparação de cada corredor, para correr em plena forma é fundamental eliminar o calor corporal e não absorver demasiada energia "calor" durante o esforço.

 

Siga nosso programa “correr em tempo quente” em 10 pontos:      

 

1. Habitue o seu corpo ao calor

Programe um plano de treino  “corrida” adaptado, para acostumar-se ao calor do verão. A estação primaveril é ideal, com seus dias de insolação progressiva. 

 

2. Privilegie os locais com sombra e decida correr quando estiver mais fresco

Para evitar submeter-se ao calor do dia, não hesite em correr logo cedo (antes de ir trabalhar) ou à noite, ao retornar do trabalho. Procure locais com sombra (parques, caminhos de floresta (…)), seu corpo se acostumará pouco a pouco com o calor ambiente.

 

3. Limite à duração do seu aquecimento

No verão, o aquecimento pode ser mais curto que no inverno. Devido à temperatura ambiente, os músculos esquentam mais rapidamente. Adapte suas necessidades de aquecimento em relação ao calor e às sensações físicas.

 

4. Escolha roupas respirantes e largas

Durante suas saídas de corrida, sempre use roupas amplas e respirantes. Durante a atividade, em tempo quente, seu corpo poderá resfriar-se mais facilmente. As roupas de corrida de verão são perfeitamente adaptadas à corrida em tempo quente, seus materiais tecnológicos permitem uma boa liberação da transpiração e facilitam a evaporação do calor.

 

5. Resfrie seu corpo antes da partida e durante a corrida

Antes de correr, você poderá resfriar seu corpo tomando um banho morno. Isso permitirá abaixar a temperatura de seu corpo, principalmente se você correr à noite, depois de um dia de trabalho. Durante a corrida, se você sentir muito calor, umidifique suas roupas e molhe seus cabelos.

 

6. Beba o que puder antes e durante a corrida

É o gesto inevitável para manter uma boa forma durante a atividade. Em qualquer estação, um corredor deve pensar sempre em hidratar-se durante a corrida, assim como fora dos períodos de treino. De fato, durante a atividade, a hidratação é incompleta, o organismo deve ter um capital hídrico importante antes da atividade.

Importante: não espere sentir sede para hidratar-se. A sensação de sede já é o sinal de uma perda hídrica de 1 % equivalente a uma diminuição de 10 % das capacidades físicas. Para ter o controle total de suas capacidades, beba regularmente pequenos goles de água a cada 10 minutos, mais ou menos.

Bom saber: durante uma corrida intensa ou de longa duração em tempo quente, o corpo perde água, mas perde também minerais. O corredor deve compensar as perdas de eletrólitos para manter toda sua resistência, tomando uma bebida isotônica (com 50 g/l de glicídios).

 

7. Use um boné

O uso de um boné é indispensável para proteger-se dos raios de Sol e favorecer a evaporação do calor corporal pela cabeça (transpiração)

 

8. Proteja sua pele e olhos do Sol

O Sol queima a pele, é seu defeito principal! Proteja o rosto, os braços e as pernas com um protetor solar, com índice de proteção elevado (a partir de 20).

Como o restante do corpo, os olhos são submetidos aos raios agressivos do Sol, sendo assim durante suas corridas, use óculos de Sol adaptado à sua vista. Você evitará dor de cabeça e deficiências visuais.

 

9. Não se superestime, aos primeiros sintomas de insolação, pare sua atividade!

Insolação pode trazer consequências graves para a saúde do corredor. O calor e a umidade são os primeiros fatores que acarretam uma elevação da temperatura do corpo. Qualquer corredor deve saber reconhecer os primeiros sintomas de insolação (náuseas, vertigens, dor de cabeça, desorientação, fadiga brutal (…)) e parar sua atividade de imediato, ficando na sombra.

 

10. Ao chegar, deixe sua temperatura corporal abaixar de modo progressivo.

Não tome banho imediatamente depois da atividade, a temperatura do corpo deve diminuir progressivamente, borrife água em você e tome uma bebida cm glicose para recuperar energia.

 

A LEMBRAR : o calor e o Sol do verão são benéficos para o corpo todo, mas esses elementos naturais podem ser perigosos se o corredor não tomar todas as precauções durante sua atividade. Muitos meios preventivos estão à disposição do corredor para proteger-se dos raios solares, liberar ou evitar absorver muito calor ambiente: proteção, hidratação constante, “ambientação” do corpo (…).

 

 

Proteção contra o Sol, hidratação, prevenção (…). Para todos os seus passeios de corrida do verão!
 

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