Correr no campo: prioridade à segurança

(1)

As estradas e caminhos constituem formidáveis terrenos de treino e de descontração desportiva para os corredores de todos os níveis No entanto, é importante respeitar algumas regras para viver a sua paixão da corrida sem riscos...


 

> Roupas e alimentação

A primeira das prioridades diz respeito à roupa. Durante os meses de inverno, pense em proteger-se. Notadamente nas extremidades. Luvas aderentes são imperativas, quaisquer que sejam a duração e intensidade de seu esforço. Sempre é  melhor  retirar uma camada de roupa do que sentir frio e arriscar um começo de hipotermia.



Por outro lado, caso você efetue sua caminhada em tempo quente e ensolarado, não esqueça de aplicar um creme de proteção solar nas regiões que ficarão expostas (notadamente a nuca e os ombros): nos queimamos rapidamente ao correr. O uso de um boné é amplamente aconselhado.



Faça frio faça sol, leve uma barra de cereal ou um gel energético, assim como uma garrafa de água, para que você possa hidratar-se regularmente. Caso você efetue uma saída de mais de uma hora, verifique previamente o local (bebedouros, bares (…)), onde você possa encontrar água facilmente.

 

 

> Segurança

O perigo mais iminente, a menos que se aventure em caminhos isolados, reside na coabitação obrigada com o fluxo de automóveis. Prioridade: nunca dar as costas para os carros ou veículos motorizados, que vêm em sua direção. É aconselhável correr na parte esquerda da estrada. Se uma curva acentuada estiver mascarando a visibilidade, é possível, entretanto, cruzar para a direita durante alguns metros.

 

Conseil Kalenji : Courir à la campagne... priorité à la sécurité !

Fatos trágicos dos três últimos anos lembraram da necessidade imperiosa das mulheres tomarem algumas precauções de modo urgente. Eis as principais:

 

  • Correr em grupo toda vez que isso for possível.

  • Basear-se no seu instinto: não hesitar em voltar, mesmo sem motivo racional.

  • Mudar regularmente os horários e percursos.

  • Levar seu celular e deixar, num lugar de fácil acesso, um apito ou objeto que possa emitir um barulho estrondoso.

  • Informar seu itinerário para um parente, assim como o horário preciso de sua volta.

  • Manter o volume do mp3 (se for o caso)  num nível suficientemente baixo para poder perceber a iminência de um perigo.

  • Usar roupas coloridas para ser claramente visível!

 

 

> Respeito pelo outro e pela natureza

Correr no campo é um privilégio que devemos usar sem abusar. Seria necessário insistir sobre a proibição absoluta de poluir as estradas, caminhos, taludes e bosques ?



A etiqueta do running sugere igualmente um certo comportamento: cumprimentar as pessoas encontradas no caminho (não somente os outros corredores) e decência ao  atravessar as cidades ou simples vilas (não correr sem camiseta).



Cuide também em não deixar os colegas de treino para trás. Um grupo de corredores fica unido ao aventurar-se sobre terrenos no campo. Uma questão de assistência mútua. Partimos todos juntos. Terminamos todos juntos !

 

Excelente corrida !

 

 

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
HAUT DE PAGE