Como cuidar do calçado de corrida?


Os(as) praticantes de corrida têm uma relação especial com o seu calçado. O calçado acompanha-os(as) durante os treinos e as provas. É por essa razão que a sua manutenção deve ser feita com cuidado para conservá-lo durante mais tempo.
 

A limpeza do calçado de corrida é importante!

Muitas pessoas lavam erradamente o seu calçado na máquina, danificando as propriedades tecnológicas e físicas do calçado, com o risco de provocar o descolamento, encolhimento ou rasgamento nas malhas da parte superior. 

Recomendamos assim a sua lavagem sempre que estiver muito sujo (lama) com água e sabão e uma pequena escova sintética. Deve sobretudo evitar usar lixívia! Passe em seguida o calçado por água corrente.

 

Poderá lavar o calçado à mão sem problema.

1. Se o modelo o permitir, retire a palmilha e lave-a em separado.

2. Lave todas as partes do calçado com uma escova não muito dura, um pouco de água quente e sabão (sabão azul e branco, por exemplo!).

3. Elimine o máximo possível da água do interior com um pano.

4. Quando secar o calçado, evite colocá-lo próximo de uma fonte de calor (como um aquecedor, por exemplo): deixe-o secar naturalmente à temperatura ambiente! 

Abra o calçado e encha-o com papel de jornal ou trapo, de modo a absorver toda a humidade presente.

 

Desaconselhamos :

- secar o calçado na máquina

- deixar o calçado secar exposto ao sol

- utilizar um secador de cabelo

- colocar o calçado próximo de uma fonte de calor (aquecedor, lareira). O tempo necessário para uma secagem completa do calçado é de cerca de doze horas. 

 

Dica : Se correr frequentemente, recomendamos a utilização de dois pares de calçado no inverno, de modo a poder usar um par enquanto o outro estiver a secar. O calçado pode necessitar de um tratamento mais cuidado no inverno. Com um tratamento apropriado, durará muito mais tempo. Depois de correr à chuva ou com neve, limpe-o com um pano e retire as palmilhas, se o modelo assim o permitir. Encha-o com papel de jornal para absorver a humidade interior.

 

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
HAUT DE PAGE