10 conselhos para comer bem

Comer bem durante os seus períodos de treino ou de competições de corrida... faz parte do seu sucesso na sua atividade de corrida. A alimentação deve ser parte do seu ritmo de vida desportiva de corredor ou de corredora, ao mesmo nível que o seu treino e o seu sono.

 

1. Fazer suas refeições em horário regular

Isso permite que o organismo lhe traga um aporte energético regular. Desse modo, ele pode adaptar-se e gerenciar a digestão dos alimentos de maneira melhor. Conselho para alimentar-se corretamente

 

2. Tomar um café da manhã

Ainda são inúmeros os esportistas que não tomam café da manhã.  A importância do aporte de glicídios e proteínas do café da manhã influencia o desenrolar do dia todo. Se os aportes são muito fracos, a vigília, a atenção e a concentração vão cair, devido à hipoglicemia. Esses fenômenos ficarão mais pronunciados se o tempo entre o café da manhã e o almoço for muito longo ou se o treino for efetuado ao meio-dia. O bom desenrolar da sessão de corrida será afetado, assim como a recuperação no final da atividade. A refeição seguinte não poderá compensar as carências provocadas por uma falta de café da manhã.

 

3. Ter uma alimentação variada e equilibrada

Uma alimentação variada cobre quase totalidade das necessidades em vitaminas e minerais. A alimentação tem como objetivo manter-nos em bom estado de saúde, mas também otimizar as capacidades fisiológicas do corredor.

 

4. Hidratar-se antes e depois da corrida

Beber regularmente é o melhor meio de evitar a desidratação. É preciso hidratar-se antes, durante e depois de seus treinos ou suas competições de corrida. Uma boa hidratação permitirá uma recuperação melhor. As consequências de uma desidratação são: uma redução do desempenho, acidentes musculares, distúrbios digestivos (…). A água é a única bebida indispensável para uma boa hidratação durante sua atividade de corrida, todavia, para as atividades "corrida" superiores à 1h, as bebidas "energéticas" podem trazer uma boa ajuda.

 

5. Trazer combustível aos músculos a cada refeição

A atividade da corrida é sedenta em energia, sendo assim, é preciso pensar em renová-la regularmente. Os alimentos trazendo essa energia são as féculas, ricas em glicídios complexos. Para uma eficácia máxima, é preciso dividi-los ao longo do dia, isto é, a cada refeição.

 

6. Não esquecer as frutas e legumes

Eles são pobres em aportes calóricos, mas cobrem os aportes nutricionais em vitaminas e minerais que terão um impacto direto sobre a boa assimilação dos nutrientes. Eles são igualmente ricos em fibras e facilitam o trânsito intestinal.

 

7. Alimentar-se antes da atividade

A refeição antes da atividade física ou da competição de corrida intervirá diretamente no desempenho dessa última. Uma alimentação insuficiente poderá acarretar uma hipoglicemia, uma alimentação muito vistosa ou muito rica, poderá acarretar em distúrbios digestivos. Sendo assim, será preciso optar por uma refeição completa e de fácil digestão.

 

8. Alimentar-se durante a atividade

A hidratação e a alimentação durante  atividade de corrida serão os fatores chave para evitar a desidratação e a queda de energia e, por conseguinte, a queda de desempenho durante suas saídas.

Reconhecemos três elementos essenciais: A água, para a hidratação, o sódio, para compensar as perdas pelo suor e os glicídios, para compensar as perdas energéticas.

 

9. Não esquecer a recuperação depois da corrida

Uma vez  terminado a competição ou o treino, os corredores têm o costume de esquecer a recuperação. Portanto, depois de qualquer atividade, o corpo precisa reencontrar seu equilíbrio. É preciso ficar atento e compensar todas as perdas hidroeletrolíticas e renovar as reservas energéticas tão preciosas para a retomada do treino de sua corrida, desde o dia seguinte.

 

10. Cuidado com o álcool

O álcool não é recomendado para os corredores. As calorias trazidas por esse último (7 kcal / g de álcool) não são utilizáveis para o esforço muscular. O álcool reduz as habilidades físicas e aumenta as toxinas que o organismo deverá eliminar. Além do mais, ele acelera a desidratação e modifica as capacidades de regulação da transpiração. É preciso notar que o álcool entra na categoria de produtos entorpecentes para certas federações.

 

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Comment bien s'hydrater

A água é o constituinte mais importante do nosso organismo, representa cerca de 60% do corpo.

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